O MUNDO DOS TOLOS

image

' Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um. Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus. Ali se acharam em grande temor, onde não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os confundiste, porque Deus os rejeitou. Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel. '

( Salmos 53:1-6 )

Tem alguns Salmos que tratam de assuntos nada fáceis de discutir. Este é um, mas sinto-me desafiado a conversar com você sobre ele.

No decorrer da história, vemos as pessoas, as comunidades, os grupos, buscando um modelo de vida que seja melhor para todos. Inventaram por exemplo a Democracia, a Autocracia, o Anarquismo, o Capitalismo, o Comunismo, o Socialismo, e o Fascismo. Não vou entrar no estudo do que seja cada um destes. Você pode perguntar para o tio Google, que ele te responde.

O que quero dizer aqui é que quando adotaram ou tentaram adotar qualquer um destes sistemas políticos, a proposta era que o sistema seria perfeito, pois em sua maioria iria criar, à sua própria maneira, mais igualdade entre todos os homens, com mais oportunidades, mais riqueza e mais direitos para todos. Na verdade são sistemas utópicos (um sonho maravilhoso), mas tem um grande buraco pelo qual tudo passa, e esse buraco é vital para o sistema funcionar, mas o que ele realmente faz é impossibilitar o preenchimento. Esse buraco é o ser humano.

O ser humano estraga tudo o que toca, porque não importa qual seja o modelo de estado ou de governo: Sempre vai existir o egoísmo, a ganância, a corrupção, a crítica, etc. E diante disso, mesmo que se crie um estado/governo em que todos tenham as mesmas oportunidades isso seria impossível, porque enquanto uns trabalham, outros tentam aproveitar, porque enquanto uns economizam, outros desperdiçam, e assim as desigualdades acabariam se criando. O ser humano estraga tudo.

E é lógico que o resultado seja este porque todo ser humano, toda pessoa é má e, portanto, concluímos que todos nós somos tolos. “Disse o néscio (outra versão diz: tolo) no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um”. Neste grupo de tolos, estão todas as pessoas que existiram, que existem e que ainda existirão. Ninguém quer ouvir isso, mas é a verdade: O PECADO nos tornou tolos e inimigos de Deus.

Pense bem no que estou dizendo. Em grau maior ou menor, todos gostamos de fazer o mal, gostamos de quebrar a lei de Deus. O maior prazer do ser humano é o pecado e a ofensa a Deus, pois é aí que a nossa carne se satisfaz, e como esta não é capaz de nos preencher, cada vez nos tornamos mais corruptos (corrompidos: Que se deteriorou ou foi estragado) pois o pecado gera mais pecado, maior ofensa a Deus, maior rebelião e assim entramos em um círculo onde nossa loucura cresce e cresce e não para de crescer. Diante disso, só podemos temer a ira de um Deus Santo, a ira de um Deus Todo-Poderoso que poderia destruir todos nós que somos seus inimigos.

E assim foi. Deus descarregou Sua ira, mas ao invés de fazê-lo sobre o ser humano, Ele a descarregou sobre Seu próprio Filho, a quem ofereceu para que alguns tolos não tivessem que sofrer a condenação eterna e tormento eterno para sempre. Deus solucionou a tolice e pôs TEMOR nas pessoas que acreditaram nEle e é aí que nasce a sabedoria, porque "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os tolos desprezam a sabedoria e a instrução" (Provérbios 1:7). Em outras palavras: A oportunidade foi dada a todos, mas apenas alguns creram na Palavra de Deus e a estes, Deus coloca do Seu temor e isso começa a torná-los sábios e os tiram da loucura em que estavam imersos, por outro lado, o tolo que não acredita na Palavra de Deus, se rebela todo dia que passa, mais e mais contra Deus. Sua inimizade aumenta e seu pecado continua a ofender o Deus Santo, e seu destino será passar a eternidade longe deste Deus. Aqui está o segredo de tudo. Este é o ponto de divisão. Quando cremos na Palavra de Deus e recebemos do Seu TEMOR, a ‘ficha cai’ e verdadeiramente conseguimos olhar para nós mesmos. Reconhecemos o quão pecador somos e o quanto carecemos da Graça de Deus. Poderíamos correr e nos esconder deste Deus Santo, mas nós corremos na direção dEle, nos prostramos a Seus pés e pedimos perdão. O que Ele faz? Nos perdoa e pela primeira vez na vida sentimos uma paz, uma alegria que nunca, nunca sentimos antes.

Não é difícil de entender isso: Lembra de Noé? Enquanto construía a arca, ele pregou para sua geração. Uns dizem em torno de 50 anos. Outros em torno de 100 anos. Não temos um tempo certo, mas a própria arca era um testemunho da Palavra de Deus sobre o Dilúvio. Quem creu: se salvou. Quem não creu: pereceu. E este princípio está válido até hoje: Alguns creem na Palavra de Deus e adquirem o Temor do Senhor. Outros não creem e continuam sendo tolos.

Meu irmão e minha irmã, Sabedoria não é sobre cultura, não é sobre conhecimento intelectual, não é sobre tomar boas decisões: É apenas sobre conhecer a Deus e desfrutar de tudo o que Ele preparou para nós. Muitos querem de Deus apenas os bens materiais e perdem tudo o mais que Ele criou para a felicidade do homem. A tolice, ao contrário, fala de pecado e negação de Deus. Como você se sente? Você se sente um tolo ou um sábio?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!