UM PREÇO MUITO ALTO

image

' Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), Para que viva para sempre, e não veja corrupção. Porque ele vê que os sábios morrem; perecem igualmente tanto o louco como o brutal, e deixam a outros os seus bens. O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. '

( Salmos 49:6-11 )

Este mesmo texto na linguagem de hoje seria assim: "Ninguém pode de forma alguma resgatar seu irmão, ou dar a Deus um resgate por ele, porque a redenção de sua alma é muito custosa, e ele deve abandonar a tentativa para sempre, para que possa viver para sempre, para que não veja corrupção. Porque Ele vê que até os sábios morrem; os estúpidos e os tolos perecem e deixam suas riquezas para os outros. Seu pensamento interior é que suas casas serão eternas e suas moradas por todas as gerações; suas terras já foram dadas seus nomes."

Durante toda a existência humana, o homem sempre tentou “comprar a vida eterna”. Vemos isto nas diversas culturas. Alguns queriam a vida eterna aqui mesmo. Outros ‘pagavam para o barqueiro’ a passagem para uma vida eterna. Vemos nas literaturas nomes como: Paraíso, Campos Elíseos, Nirvana, entre outros. Algumas doutrinas apresentaram a solução da “penitência” como caminho para se ganhar a vida eterna. Mas quando estudamos as Escrituras Sagradas, a Bíblia, a Palavra de Deus, descobrimos que a salvação não pode existir por nenhum meio humano.

Não há nada que nenhum homem possa oferecer a Deus com valor suficiente para salvar nossas almas. Nenhuma obra, nenhuma ação, nenhuma penitência vale o suficiente para que nossos pecados sejam perdoados. Absolutamente nada nesta terra tem valor ou poder de perdoar nossas ofensas. O preço é muito alto, por isso o próprio Deus providenciou a solução. Jesus Cristo, uma solução gratuita(*), mas com um preço enormemente grande, com um valor incalculável, maior do que todas as riquezas que existiram no mundo, mais valioso do que a vida de todos os piedosos que puderam habitar a terra. Trata-se de um inocente morrendo pelo culpado, para que a justiça de Deus seja satisfeita, para que as acusações contra nós sejam pagas com o Seu sangue na cruz, com a sua morte.

Chegará o dia em que todos morreremos, o sábio e o tolo, o rico e o pobre, o rei e o escravo, os jogadores de futebol e os pedreiros, absolutamente todos morrerão e então tudo que tem valor permanecerá na terra e outros irão aproveitar e é aqui que as riquezas celestiais importarão. Aquele que verdadeiramente compreendeu o sacrifício de Cristo, aquele que experimentou o perdão sem ter feito penitência, aquele que viu como a graça de Deus o alcançou é aquele que tem seu pensamento de que sua casa será eterna, e que sua morada durará para sempre, que desfrutarão uma eternidade no céu, não por suas boas obras, mas pela única obra que importou na história, pelo nascimento que dividiu a história em duas, pelo sangue de Jesus para perdoar os pecados de todo aquele que se arrepende e O aceita. O preço ficou muito alto. Você compreende isso? Você pensa no que está ‘construindo’ para a eternidade? Ou, ao contrário, você está muito ocupado com o que vai deixar aqui quando morrer?

Meu irmão e minha irmã, devemos sim ter nossos bens, nossas conquistas aqui nesta Terra, porque faz parte da vida. Mas não podemos esquecer do preço que Jesus pagou, para que pudéssemos ter uma vida eterna com Ele. Infelizmente muitas pessoas pensam apenas no que estão conquistando aqui. E quando pensam no ‘futuro eterno’, acham que por boas obras, por ajudar os pobres (esmolas) ou atos assim ou que pelas penitências estão garantindo sua passagem para o Céu. O Salmista foi muito claro em declarar que pelas nossas obras nada podemos receber. O Novo Testamento veio tirar qualquer dúvida sobre esta questão: Só o sacrifício de Jesus pode nos perdoar e nos dar a vida eterna. Precisamos compartilhar esta verdade. Amém?

(*) Quero falar disso em outra oportunidade.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web