MEDITANDO NA MISERICÓRDIA DE DEUS

image

' Na tua misericórdia, oh Deus, nós meditamos, no meio de seu templo. '

( Salmos 48:9 )

Diariamente a vida nos oferece circunstâncias que nos levam a meditar e refletir, sobre cada problema, cada situação difícil, cada adversidade e somos obrigados a parar e pensar sobre nós mesmos e sobre a nossa vida. As pessoas no geral, buscam nas diversas formas de meditação uma autossatisfação, uma paz interior, ou buscam por um nível espiritual superior ao normal, mas tudo baseado em si mesmo.

A meditação em si não é apenas boa: é totalmente necessária, mas precisa estar focada no caminho certo, olhando para o lugar certo e sem dúvida o salmista conhecia o melhor lugar: "Na tua misericórdia, oh Deus, nós meditamos, no meio de seu templo".

Meditação eficaz e duradoura é aquela baseada em Deus. É onde realmente encontramos o sucesso de parar e pensar. Além disso, tanto que na Bíblia, especialmente nos Salmos, a palavra “sélah” é empregada 71 vezes, e tem um sentido de “pare e medite”. Encontramos a seguinte explicação: “Sélah” é uma pausa para que o nosso pensamento seja elevado a Deus. É um suspiro pausado de alegria, quando alguém que amamos chega inesperadamente a nossa frente ou à nossa casa. Seria uma espécie de interjeição de alegria ou satisfação.

O cristão é geralmente estimulado a fazer sua meditação diária na Palavra de Deus. Mas a maioria que se dedica a isso, o faz apenas numa leitura simples de um texto bíblico ou de uma meditação pronta. Seja diretamente no texto bíblico ou em uma meditação, o que precisamos é deixar o texto entrar em nós ou nós entrarmos no texto, como o salmista diz estar ‘meditando no meio do templo’. Este templo não precisa necessariamente ser o lugar físico, pois hoje sabemos que o Espírito Santo habita naquele que aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador. Mas acredito que, quando paramos de fato para ‘meditar profundamente’ na misericórdia de Deus, tudo é colocado em seu devido lugar. Pensar em Deus no Céu, com Sua glória, Sua majestade, Sua santidade, Seu poder, Sua justiça e tudo isso é manifestado a cada homem na terra, com sua miséria, seu pecado, sua maldade, sua tendência para o mal e sua incapacidade de se aproximar de Deus... chegamos à conclusão de que essa manifestação de Deus é o resultado de Sua Grande MISERICÓRDIA. Misericórdia por todos? Sim. Mas misericórdia por mim, por você. Entende o que quero dizer?

É isso o que o salmista vivenciou quando estava lá no meio do templo. Parou seus afazeres. Deve ter ido lá com todas as suas preocupações, indagações, temores e de repente, parou para refletir em tudo aquilo, e pode contemplar a Deus, Seus atributos, Sua grandeza, e se deparou com a grande misericórdia que Deus teve por ele, sem qualquer merecimento. E nós? Meditamos na salvação que Ele nos deu? Quando chegamos neste ponto, isso deve produzir um quebrantamento interno, por conta de nossos pecados e ofensas e é através dessa dor de ter ofendido a Deus que podemos crescer espiritualmente. É conhecendo Sua graça e experimentando-a que podemos viver em paz, que podemos ter tranquilidade interior, que começamos a ter interesse na santidade e assim Deus vai transformando os nossos corações para o bem.

Meu irmão e minha irmã, devemos meditar na misericórdia de Deus, porque com certeza não há nada tão grande e tão maravilhoso quanto isso. Amém?

Tenha um dia abençoado

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web