TU ÉS UM UNGIDO DE DEUS!

image

' Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. '

( Salmos 45:7 )

Este versículo é surpreendente. Deve nos fazer refletir profundamente em seu significado. Nestas poucas palavras há promessas incríveis. Vejamos:

“Tu amas a justiça e odeias a impiedade”. Aqui, em outras palavras, o salmista está dizendo: “Você não apenas faz o que é bom, e evita o que é mau, o que até os homens maus fazem, mas por razões políticas e por interesse. Você faz essas coisas a partir de um princípio puro, sincero e fervoroso amor à justiça, e de um ódio implacável a toda iniquidade”. Este tipo de comportamento deve fazer parte, de forma natural, de todo verdadeiro cristão. E quem assim se comporta, será visto e admirado por outros. Pessoas do bem vão observar isso. Mas, muito mais importante, Deus também vai ver este comportamento e vai recompensar a quem assim vive. E o salmista conclui: “Portanto Deus, teu Deus te ungiu...”.

E que unção é esta? É a unção da ALEGRIA. E o que significa?

1. A alegria que vem de Deus é uma recompensa. “Amas a justiça e odeias a iniquidade, por isto Deus te ungiu com óleo de alegria”. Este “amor à justiça” e “ódio à iniquidade” é o resultado de quem optou por ter uma vida de santidade, e esta santidade está “em teu coração”. É o tipo de santidade de quem escolhe viver pelos “pensamentos de Deus que são mais altos, mais excelentes, maiores que os pensamentos dos homens”. A Bíblia é clara em dizer que há um contraste entre os pensamentos de Deus e os pensamentos deste mundo em que vivemos. E por causa deste contraste, existe um ‘sentimento no ar’ no sentido de que santidade e felicidade são coisas incompatíveis, que não se misturam. É por esta razão que o mundo prega o ‘prazer’ e a ‘santidade’ está na contramão. Se você quiser ser feliz, não pode ser muito justo, não pode ser muito santo, e você não pode ser muito certinho. Você já viu ou ouviu isto? Mas para Deus, quem faz a opção por Ele, por Sua Santidade, terá uma recompensa: A UNÇÃO DA ALEGRIA.

2. A alegria que vem de Deus é celestial e abundante. Não se trata de uma alegria que vem das coisas deste mundo: de bens materiais, de dinheiro, de posição. É uma alegria espiritual. “Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”. O texto diz que Deus o ungiu com o óleo de alegria. Primeiro como uma recompensa por sua obediência. Em segundo lugar, Deus ungiu com o seu Espírito Santo. Lembra de Gálatas 5: 22-23? Que diz: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Portanto, esta alegria nao é de fora para dentro, muito pelo contrário: Vem da alma, do espírito. E foi Deus quem colocou lá.

3. A alegria que vem de Deus é compartilhada. Quando o salmista diz: “Deus te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”, isto significa que esta pessoa é cheia de felicidade. Ela tem uma alegria como ninguém. Mas ao mesmo tempo, ela tem companheiros que participam dela. O verdadeiro cristão não guarda para si a alegria que recebe de Deus: Ele doa. Enquanto mais dá, mais tem para dar. Ele contagia seu ambiente, os lugares por onde passa e as pessoas com quem convive com uma alegria que é verdadeira. Sabe o que é interessante? As pessoas sentem que há algo de diferente e especial naquele que recebeu a unção da alegria.

Meu irmão e minha irmã, ao estudarmos a vida, ministério e ensinos de Jesus, encontramos dois textos que são extremamente significativos dentro deste tema que estamos falando hoje; (1) – “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo(alegria) esteja em vós, e o vosso gozo(alegria) seja completo”. (João15:10-11). (2) – “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. (João 16:24). Em outras palavras estudar e guardar a Palavra de Deus e praticar a oração, são os dois principais meios de experimentarmos a comunhão com Deus e receber esta UNÇÃO DA ALEGRIA. Vamos viver em santidade, de conformidade com a Palavra de Deus e receber esta UNÇÃO DA ALEGRIA? Seja como for a nossa alegria está no Senhor. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web