SOMOS SALVOS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS!

image

' Desperta, por que dormes, Senhor? Acorda, não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra. Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias. '

( Salmos 44:23-26 )

Este salmo começa falando dos grandes feitos do Senhor em tempos passados e as histórias contadas por gerações. SIM, DEUS FEZ GRANDES COISAS. Como disse na meditação de ontem, não basta sabermos que DEUS FOI GRANDE NA VIDA DE NOSSOS ANTEPASSADOS. ELE PRECISA SER GRANDE NA NOSSA VIDA.

Após algumas narrativas, o Salmo é finalizado com um PEDIDO DE AJUDA. Mais uma vez este tema sobressai sobre outras questões. Isso deve nos chamar a atenção.

DESPERTA! é um grito que clama pela ação imediata de Deus, como se Deus estivesse dormindo. Os israelitas sabiam que Deus nunca dorme, mas clamam para que Ele aja agora. Quantas vezes estamos numa situação de extremo desespero e nossa oração parece uma cobrança a Deus? Sabemos que não estamos cobrando, mas fazendo um apelo desesperado.

E este grito de pedido de ajuda, por parte do salmista, contém dois motivos para a ação de Deus. O primeiro é sua situação terrível e angustiante. O outro é a misericórdia de Deus. O salmista usa a palavra MISERICÓRDIA porque sabe que ela faz parte da ALIANÇA que Deus fez lá no passado. Deus está ligado ao seu povo e promete mostrar-lhe misericórdia e fidelidade. O salmista, junto com seu povo, sabe que seu único recurso é a oração com fé. Apesar de falar tão francamente com Deus, o Salmo não apresenta uma atitude de dúvida e rebelião, mas sim uma atitude de fé.

Este Salmo nos ensina como orar quando não entendemos o ‘por quê’ das coisas. É muito importante não esquecermos do que DEUS JÁ FEZ POR NÓS. É muito importante não esquecermos do que Deus já nos prometeu. E o que Ele prometeu, com certeza vai cumprir. Resumindo, é importante não esquecermos do caráter de Deus. Deus é bom e misericordioso porque isso faz parte da natureza de Deus. O homem não é assim. A maioria de nós faz coisas por interesse. Nem sempre fazemos o que fazemos porque podemos, ou porque queremos. Fazemos certas coisas por interesse, de ganhar algo com isso ou de não perdermos algo, se não fizermos. Mas Deus não. Ele faz o que faz porque Ele é assim. E não se constrange a fazer o que não quer. Faz o que é bom e necessário a favor de Seu povo. E mesmo quando parece que Ele não está fazendo nada, ou está longe, ou está dormindo, na verdade Ele está esperando o momento certo para agir.

Meu irmão e minha irmã, na próxima vez que estivermos em alguma situação complicada, vamos confiar na MISERICÓRDIA DO SENHOR e esperar que o socorro virá. Mas é importante também, sermos aquele(a) amigo(a) solidário(a) para com os que estão desesperados, desesperançados e precisam de uma boa palavra, de um ombro amigo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web