O QUE FAZER QUANDO DEUS SE CALA?

image

' Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. '

( Salmos 43:2-4 )

Este Salmo até parece que é a continuação do anterior (Salmo 42). No primeiro parágrafo o salmista para de falar consigo mesmo e se volta para Deus.

Ele clama a Deus (versículos 1-3). Como em muitos salmos, o salmista pede a Deus que o justifique, que faça justiça. Depois ele pede que a LUZ e a VERDADE de Deus o guiem na direção do próprio Deus ou na direção de uma verdadeira adoração. O salmista sempre, em cada situação de angústia, crise ou batalha, reconhece que precisa de Deus para guiar suas decisões.

Quero, porém, destacar uma frase que me chamou muito a atenção neste versículo 2: “Por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?”. Este tipo de pergunta já ocorreu em outros Salmos. Parece que de tempos em tempos DEUS SE CALA e ficamos perdidos. Nestas horas, O QUE FAZER?

Fiquei lembrando de tantas e tantas vezes que passei por este dilema, por este SILÊNCIO DE DEUS. Quantas vezes achei que tinha ‘pisado na bola’ e Deus estava chateado comigo, por isso estava em silêncio. Mas descobri que existem pelo menos duas razões para Deus se calar:

(1) DEUS SE CALA quando Ele já falou o que tinha que falar e nós não demos a devida importância. Talvez na nossa correria louca ou desespero para resolver este ou aquele problema, clamamos a Deus, pedindo socorro ou solução e Ele fala, dá a direção, mas não prestamos a atenção necessária. Depois ficamos cobrando uma resposta que já aconteceu e nem demos conta disso. Aí, depois de algum sofrimento, choro e coisas mais, paramos e repassamos toda a nossa história e, de repente, vem à memória aquela resposta que tinha passado batido. Nos erguemos com fé, colocamos em prática o que Deus falou e tudo se resolve. Perdemos tempo porque não demos tempo para ouvir Deus.

(2) DEUS SE CALA quando não estamos preparados para ouvir. Muitas vezes estamos tão obcecados por algo, mas mesmo assim oramos até por conta daquilo tudo que aprendemos na nossa vida cristã/religiosa, mas não estamos preparados para ouvir um NÃO DE DEUS. Se Ele fala NÃO, achamos que não entendemos direito ou que é nosso medo falando, e vamos em frente e, quando isso acontece, “damos com os burros n’água”, como diz o ditado. Aí oramos e oramos e perguntamos para Deus, POR QUÊ e POR QUÊ, mas, novamente não estamos preparados para ouvir Deus, por isso Ele se cala até estarmos prontos.

Não é uma experiência fácil. Mas vemos em diversos momentos isto acontecendo até com os grandes heróis da Bíblia. Por isso, devemos aprender com as experiências dos outros também. Este Salmo tem muito a nos ensinar.

Por fim, o salmista faz uma declaração de confiança (versículos 4-5). Aqui vejo um elemento muito importante: A FÉ. Quando o salmista renova a sua fé, parece que ele já está vivendo o que espera: Comunhão com Deus. Ele é franco consigo mesmo e com Deus: Reconhece que a comunhão com Deus é o sentido supremo da adoração. O verdadeiro adorador busca o próprio Deus para colaborar com Ele e para compartilhar de Seu amor.

Meu irmão e minha irmã, se olharmos friamente, a RELIGIÃO descreve o relacionamento humano com Deus em termos de obediência e serviço. Trata-se de um relacionamento na base do "medo". Temer a Deus, no sentido bíblico, tem pouco a ver com as imagens populares de um Deus terrível diante do qual os homens só podem ficar maravilhados. Este tipo de ambiente não permite um relacionamento saudável, de diálogo. A maioria das pessoas, incluindo parte dos cristãos, não conhecem a Deus profundamente. Por isso, acreditam que DEUS SE CALA porque os estão punindo por algum pecado. Quem conhece a Deus, sabe dar a Ele o Seu lugar de direito. Os relacionamentos com Deus são baseados em Sua graça e amor. Deus deseja comunicar-se com toda a humanidade e, para esse fim, deixou-nos as Sagradas Escrituras (a Bíblia), para através dela, descobrirmos quem é este Deus e como podemos viver em comunhão com Ele. E Jesus veio a este mundo para mostrar a todos os que creem, que é possível e como deve ser este relacionamento com Deus Pai. Não é um relacionamento de SILÊNCIOS, mas um relacionamento de COMUNHÃO. Vamos viver este relacionamento com Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web