ANSIEDADE PELA PRESENÇA DE DEUS

image

' As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. '

( Salmos 42: 3-5 )

Este Salmo foi escrito pelos filhos de Corá, uma família de músicos e servos no templo. A impressão que temos é que o salmista foi aparentemente banido e se sente afastado de Deus. Ele está em um local montanhoso e seco. Compare seu desejo de comunhão com Deus com o que o cervo sente quando não consegue encontrar água. Esta forma sincera e intensa de expressar o seu desejo de uma maior comunhão com Deus só pode vir de uma pessoa de profunda fé em Deus. O verdadeiro cristão sempre deseja a comunhão com Deus.

O DEUS VIVO, descrito no versículo 2, é a fonte de água viva. Lembra do que Jesus falou para a mulher samaritana em João 4? Quem experimentou a alegria da comunhão com Deus nunca ficará satisfeito sem esta comunhão. Quando algo o interrompe, o cristão sente tristeza.

Quero destacar hoje a porção dos versículos 3 a 5. O salmista fala de sua “comida/alimento” ou "pão de lágrimas" (versículo 3) que é uma expressão de muita dor, e a dor é agravada porque os incrédulos zombam dele e questionam sua fé e o seu Deus. O salmista, preocupado com o sofrimento e as dúvidas, repensa sua experiência anterior da presença e do poder de Deus (versículo 4). Ele se lembra de suas experiências de adoração e comunhão com o povo de Deus. Ele mesmo tinha sido ativo na liderança de outros. Essas lembranças aumentam sua nostalgia mas ao mesmo tempo lhe dão esperança.

O versículo 5 é muito importante. O salmista dialoga consigo mesmo. Quando descobri este Salmo, na minha adolescência, me identifiquei muito, porque eu vivia conversando comigo mesmo. Ao compartilhar isso, alguns até riram de mim. Mas este salmo me fez pensar que é normal este tipo de reflexão. Esta conversa com a nossa alma nos faz refletir sobre nossa experiência do agora, das experiências do passado e sobre toda a revelação que já recebemos de Deus. Aqui está o segredo do crescimento de uma vida mais íntima com Deus: Todo cristão deve fazer o mesmo.

Tal reflexão produziu dois resultados na vida do salmista e com certeza fará o mesmo conosco:

1) A confiança e a decisão de esperar em Deus: a fé do salmista cresceu; e

2) Reafirmar seu relacionamento pessoal com Deus.

Meu irmão e minha irmã, este Salmo é adequado para qualquer cristão quando se sente afastado da comunhão com Deus, seja por qual motivo for. Em meio à sua angústia, o salmista lembra e afirma a misericórdia de Deus e que Ele cuida de nós dia e noite. E finalmente ele exibe sua fé em Deus e suas perguntas ao mesmo tempo: "Por que ele está sozinho, sem a manifestação da presença e do poder de Deus?". Quando alguém está doente ou passando por uma grande crise e não recebe a resposta de Deus, os inimigos se aproveitam para zombar dele. Você já passou por isso? Nestas horas, a reflexão sobre nosso dilema e nossa experiência anterior com Deus vai nos fazer reafirmar nossa confiança na resposta de Deus. Ele já nos respondeu no passado e vai nos responder agora. Ele já nos socorreu no passado e vai nos socorrer agora. Tudo o que precisamos é desejar ardentemente ter a presença de Deus. E vamos ter. Isto é tudo o que precisamos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web