O SOFREDOR PEDE MISERICÓRDIA – Parte II

image

' Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos. Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste. Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão. Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniquidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais. Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais. '

( Salmos 39: 7-13 )

Continuando a meditar no Salmo 39, vamos para as duas porções finais:

3. FÉ E CONFISSÃO, vv. 7-11 Agora Davi faz um contraste, apesar de seu sofrimento e frustração, o salmista confia em Deus. A reflexão descrita nos vv. 4-6 deve produzir este efeito. A fé bíblica ensina que em meio aos enigmas da vida e diante do futuro incerto, o crente pode ter esperança em Deus. O salmista reconhece que pecou (vv. 8, 9), e esta é pelo menos uma das causas de seu sofrimento. No Salmo 38, os inimigos causaram o sofrimento. Aqui ele entende que é a disciplina de Deus.

A doença ou o sofrimento nem sempre são causados pelo pecado de uma pessoa, mas toda vez que um cristão sofre assim, ele deve examinar a si mesmo. TIRA DE SOBRE MIM: O salmista pede misericórdia. Reconhece que Deus pune para corrigir. É necessário descobrir onde a correção é necessária e deixar o Espírito Santo corrigir. Como Jó, o salmista não entende por que Deus pune alguém tão insignificante quanto o homem , que é como nada, apenas um sopro e mera vaidade(v. 11). Em vez de nos fazer duvidar, a disciplina de Deus mostra que Ele considera os seres humanos importantes.

4. PEDIDO FINAL, vv. 12, 13 OUVE, SENHOR, indica um pedido urgente que está crescendo: oração - choro - lágrimas. O salmista reconhece que é um estrangeiro e peregrino aqui. Esta Terra não é permanente. INCLINA OS TEUS OUVIDOS é outro pedido de misericórdia. A presença de orações como essa mostra que Deus entende o sofrimento humano.

Davi enfrenta estas grandes questões da vida: Nossa fragilidade e falta de sentido. Ambos são mais fáceis de ver quando estamos com problemas ou em risco que ameace nossa segurança ou conforto. Nesses momentos podemos dizer: Não somos nada!

Certamente como uma sombra é o homem. Certamente ele trabalha em vão: Obtém riquezas e não sabe se vai aproveitar. Nestas horas, fazemos a seguinte oração: “E agora, Senhor, o que posso esperar? Minha esperança está somente em ti”.

Meu irmão e minha irmã, quando meditamos sobre como somos, concluímos que as questões da vida só fazem sentido se as colocarmos sob a esperança que temos em Deus, Aquele que traz o Seu Reino para nós. Ele sim pode restaurar todas as coisas. Ele é a solução para as bobagens que fazemos com a nossa vida! Somos abençoados quando reconhecemos isso.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web