O SOFREDOR PEDE MISERICÓRDIA – Parte I

image

' Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou. Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua: Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. '

( Salmos 39: 1-6 )

Ao ler a Bíblia, há partes em que a gente se identifica, não é mesmo? Examinamos os personagens, suas atitudes, desejos e lutas, e falamos: “Este sou eu!”. Você já passou por isso?

Davi está sofrendo de uma doença grave e também da oposição de seus inimigos. Ele reconhece isso como um castigo de Deus, mas não entende porque não é aliviado, então ele pede a misericórdia de Deus.

Vou dividir a meditação neste Salmo em quatro partes: duas vamos compartilhar hoje e duas amanhã.

1. O SOFRIMENTO, vv. 1-3. EU DISSE significa uma auto resolução: O salmista decide ficar quieto. Quando alguém sofre, é fácil pecar com a boca ficando com raiva ou criticando os outros e até mesmo a Deus. O salmista decide evitar isso, especialmente se estiver na presença dos iníquos.

Enquanto eu lia o Salmo 39, aconteceu comigo novamente: Eu me vi. Já teve vários momentos na minha vida que, chateado com alguma situação ou alguém, eu disse: “Vou cuidar da minha vida. Quer saber, não vou falar mais nada, para não pecar com a minha língua. Guardarei minha boca com um cadeado, enquanto tal pessoa estiver diante de mim”.

Quantas vezes decidimos 'seguir nossos caminhos' ou 'cuidar da nossa vida'! É bom saber calar a boca quando não há nada de bom a dizer. O problema é que quando nos chateamos e tomamos tal decisão, ficamos calados, quase um ‘voto de silêncio’ e muitas vezes calados até no que diz respeito ao que é bom.

Mas o que acontece quando ficamos quietos? Não basta não dizer coisas ruins: É preciso dizer coisas boas. A verdade é que se Deus transformou nossa mente e coração e por alguma razão permanecemos inativos, nós sentimos uma grande frustração. Conhecer a Deus causa movimento por dentro e por fora.

Voltando ao texto, o salmista cumpriu sua autodeterminação, por um tempo, mas o silêncio aumentou sua dor. Finalmente ele teve que falar. O que se segue é o que ele falou.

2. A VIDA É PASSAGEIRA, vv. 4-6. O salmista está perplexo. Ele quer entender o que está sofrendo e o que será de seu futuro. Ele humildemente questiona. Em meio às suas perguntas, ele entende como a vida é frágil. Comparada com a história e a eternidade, a vida humana é minúscula. Vale a pena buscar entender a perspectiva de Deus, que com certeza afetará os valores e as decisões que tomamos. PASSAGEIRO significa "o que cessa" ou "finito". Essa vida é muito transitória. O V. 5 continua: Minha existência é como nada. Tem versão deste Salmo que diz que a vida é um SOPRO e outra que é do tamanho de um PALMO (uma pequena medida de 22 cm). Davi aqui enfatiza a brevidade da vida na Terra. E no versículo 6 ele destaca como é tolice viver para acumular bens terrenos. Quantos sacrifícios fazemos para ter alguns bens dos quais parte nem vamos usufruir?

Meu irmão e minha irmã, a vida é um sopro sim. Muitos dos nossos sofrimentos são resultados de nossas escolhas. Outros não. Mas seja como for, aprendemos que devemos LEVAR TUDO A DEUS EM ORAÇÃO. Ele, Deus, declara que Suas Misericórdias se renovam a cada manhã. E é nesta confiança que nos aproximamos dEle e pedimos socorro, cura, libertação do sofrimento a que estejamos sofrendo. Vamos nessa fé? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web