O GENUÍNO ARREPENDIMENTO

image

' Pois já as minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. '

( Salmos 38: 4-8 )

Neste salmo Davi fala sobre a dor do arrependimento do homem que cometeu um pecado e necessita ser perdoado.

Esses quatro versículos descrevem um homem que olha para si e reconhece suas iniquidades, seus erros, o mal que fez e causou às outras pessoas.

Davi está tão incomodado, que reconhece que sua alma está dolorida, sua consciência está ferozmente o condenando e ele não encontra forças em si para lidar com todo aquele peso que está sobre seu corpo.

Davi diz que seu corpo está ferido e elas, as feridas, estão fétidas, com cheiro de carne apodrecida, e tudo isto por causa da loucura que cometeu. Ele descreve que a culpa, que o arrependimento, que invadiu sua mente ao reconhecer que seus atos foram indignos de um ser humano que era servo de um Deus como Jeová, estava o deixando encurvado por causa de seu tremendo peso.

Ele tenta descrever seus sentimentos e por mais que as palavras contassem as dificuldades e sofrimentos, ele sentia que essas palavras não conseguiam expressar tamanha dor que estava sobre ele. Fala sobre a fraqueza que estava consumindo seus ossos, que seu choro se transformara em rugidos por causa de tão grande desassossego de seu coração.

O tipo de crise que Davi estava vivendo, todos nós em algum momento de nossas vidas já passamos, e glória a Deus por isto! Este tipo de luta só ocorre quando reconhecemos verdadeiramente nosso pecado e nos arrependemos dele.

Reconhecer que pecamos, que erramos, que prejudicamos alguém, que precisamos reparar o erro, é reconhecer que somos capazes de praticar o mal, que não somos tão bons como na maioria das vezes queremos ser. Por isto vejo esta luta, esta crise, como um degrau para crescimento, para buscar a presença de Deus e lhe pedir perdão.

Em I João 1:9 diz: “Se confessarmos nossos pecados a Deus, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

O Senhor Deus nos perdoa e purifica, e depois do perdão não fica nenhuma dor e nenhum peso. Tudo se desfaz, tudo fica limpinho, sarado e curado.

Mas para chegar ao perdão é necessário passar pela dor do arrependimento, pelo reconhecimento de quanto podemos falhar.

O que vejo muitas vezes é que Deus está pronto para perdoar, mas na maioria das vezes quando nos deparamos com o nosso pecado, ficamos tristes e envergonhados, nos sentindo um ser indigno e desprezível, não conseguindo nos perdoar pelo que praticamos. Isto nos impede de compreender que o perdão de Deus limpa, cura, tira o peso de sobre nós, traz calma, sossego, renova a alegria e nos regenera por completo.

Se Deus que é SANTO, que não convive com o pecado, nos perdoa, precisamos também nos perdoar, para definitivamente fechar a porta de qualquer acusação de sobre nós.

Este processo faz parte da vida do cristão, pois como somos pecadores, vira e mexe, estamos presos em alguma situação de pecado. Mas o importante não é o quanto caímos, mas sim o quão rápido nos levantamos e nos restauramos diante de Deus.

Davi era o homem segundo o coração de Deus exatamente por ser hábil em reconhecer seus erros, levá-los diante de Deus, se arrepender e corrigir seu mal caminho.

Meu irmão e minha irmã, falar sobre nossos pecados, não é algo tão agradável, mas é essencial para manter nossa saúde espiritual. Então aproveite a oportunidade para checar seus atos e atitudes diante de Deus e seguir o exemplo de Davi.

Tenha um dia abençoado.

 

 

 

Conceição Fernandes de Oliveira da Silva

Pastora da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web