A MALDADE HUMANA E A MISERICÓRDIA DE DEUS – Parte I

image

' O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus. Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará. A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem. Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más. Ó SENHOR Deus, a tua misericórdia chega até o céu, e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas, e os teus julgamentos são profundos como o mar. Ó SENHOR Deus, tu cuidas das pessoas e dos animais. Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção. Ficamos satisfeitos com a comida que nos dás com fartura; tu nos deixas beber do rio da tua bondade. Tu és a fonte da vida, e, por causa da tua luz, nós vemos a luz. Ó Deus, continua a amar os que te conhecem e a fazer o bem aos que têm um coração honesto! Não deixes que os orgulhosos e os maus me pisem e me obriguem a fugir. Lá estão eles, caídos; foram derrubados e não podem se levantar. '

( Salmos 36:1-12 )

A misericórdia do Senhor é um tópico muito popular na Palavra de Deus. A palavra "misericórdia" aparece mais de 250 vezes na Bíblia e uma delas é no Salmo 36.

É difícil para as pessoas compreenderem a misericórdia, pois neste mundo de violência e pecado seguimos muito o caminho do "amor por amor e em troca do amor".

Muita gente, por causa de seus sofrimentos e dores, independente das razões que causaram isto, desenvolveu um caráter crítico e muito duro e quer que os outros recebam o que aconteceu com eles e se possível, muito mais.

No entanto, Deus é misericordioso até com os piores pecadores. Isso significa que, mesmo eles tendo culpa, nem sempre Deus ordena o castigo que merecem.

No Salmo 36, encontramos um contraste entre as ações das pessoas que não vivem de acordo com a Palavra do Senhor, os ímpios, e o comportamento que apresenta a verdadeira face de Deus. Tudo é para denotar a Sua grandeza. O Senhor, apesar de ser um fogo consumidor, é misericordioso com todos. Aqui vejo o grande papel do ‘intercessor’ neste processo que termina por manifestar esta misericórdia do Senhor.

O Salmo descreve Davi como o "servo do Senhor". E como servo do Senhor, ele conhece a Deus: o Seu agir, o Seu caráter e Sua grandiosa misericórdia. Por outro lado, o Salmo nos mostra também uma imagem do coração humano, que é mau. É uma confirmação do que está escrito no livro de Jeremias 17: 9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”.

Meu irmão e minha irmã, quero encerrar esta meditação de hoje, citando outra passagem, agora do Apóstolo Paulo em Romanos: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1,2). Paulo nos dá um alerta para não tomarmos a forma do mundo, justamente porque o mundo é mal e está influenciado pelo Maligno. Mas aqueles que querem ter uma vida pautada na orientação da Palavra de Deus e vive diariamente as Misericórdias do Senhor, sabe da importância de permanecer nesta posição e interceder para que os outros conheçam o Senhor e desfrutem destas misericórdias. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web