A BONDADE DE DEUS

image

' Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará. '

( Salmos 34:8-10 )

Este Salmo é muito importante na vida de qualquer um que crê em Deus, pois Ele promete grandes bênçãos a Seu povo, mas muitas delas exigem nossa participação ativa.

Veja as promessas:

(1) Ele nos libertará do medo (34:4), (2) Ele nos libertará da angústia (34:6), (3) Ele nos defenderá (34:7), (4) Ele nos mostrará que é bom (34:8), (5) Ele suprirá as nossas necessidades (34:9), (6) Ele nos ouvirá quando falarmos com Ele (34:15), (7) e Ele nos redimirá (34:22).

Mas não se esqueça: Devemos fazer a nossa parte. E como é isso? Podemos nos apropriar de Suas bênçãos:

(1) quando o buscamos (34:4,10), (2) clamamos a Ele (34:6,17), (3) confiamos nEle (34:8), (4) o tememos (34:7,9), (5) cuidamos da nossa língua e não enganamos ninguém (34:13), (6) afastamo-nos do mal, fazemos o bem e buscamos a paz (34:14), (7) somos humildes (34:18), (8) e o servimos (34:22).

Tem muitas mensagens tremendas neste Salmo. Hoje quero destacar os versículos 8 a 10.

v8: "Prove e veja" não significa "verifique as credenciais de Deus", mas sim um convite caloroso: "Experimente. Eu sei que você vai gostar." Quando damos o primeiro passo de obediência seguindo a Deus, não podemos deixar de descobrir que Ele é bom e gentil. Começamos a vida cristã com uma compreensão errada sobre Deus e sobre como deve ser uma vida justa. Ao confiarmos nEle a cada dia, sentimos como o Senhor é bom.

v9: Você diz que pertence ao Senhor, mas tem medo dEle? Temer a Deus significa mostrar-lhe profundo respeito e honrá-lo. A verdadeira reverência não é respeito fingido; é uma atitude humilde acompanhada de adoração genuína. A verdadeira reverência foi demonstrada por Abraão (Gn 17: 2-4), Moisés (Êxodo 3: 5-6) e os israelitas (Êxodo 19: 16-24). Suas reações à presença de Deus variaram, mas todos mostraram profundo respeito.

v10: A princípio, podemos questionar a veracidade dessa declaração de Davi porque nos falta muitas coisas boas. Esta não é uma promessa geral de que todos os cristãos terão tudo o que quiserem. Em vez disso, o louvor de Davi é pela bondade de Deus: todos os que clamam a Deus em suas necessidades serão atendidos, às vezes de maneiras surpreendentes. Lembre-se, Deus sabe do que precisamos. Nossas necessidades mais profundas são espirituais. O suprimento de nossas necessidades materiais é complemento do suprimento espiritual. A maioria dos cristãos não entende isso. Embora muitos cristãos enfrentem pobreza e sofrimentos terríveis, eles se sentem fortalecidos por sua rica comunhão com o Senhor. Davi diz que, tendo Deus, temos tudo de que precisamos. Com Deus é o suficiente.

Meu irmão e minha irmã, se você acha que não tem tudo de que precisa, pergunte-se: (1) Isso é realmente uma necessidade? (2) Isso é realmente bom para mim? (3) Este é o melhor momento para ter o que quero? Mesmo se você responder sim a todas as três perguntas, Deus pode permitir que você não tenha isso para ajudá-lo a ficar mais dependente dEle. Talvez Ele queira lhe ensinar que você precisa dEle mais do que seus desejos imediatos.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web