OS MEUS TEMPOS ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS

image

' Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem. Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida. Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias. Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura. Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo. Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens! Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas. Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura. Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei. Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. '

( Salmos 31: 9-24 )

O texto base de hoje é um pouco longo, mas achei apropriado, pois diz muita coisa importante para nós. Peço que leia com paciência. Vai valer a pena.

Ao descrever seus próprios sentimentos, Davi descreveu a impotência e o desespero que todos sentem quando são odiados ou rejeitados. No entanto, a adversidade é muito mais fácil de aceitar quando reconhecemos nosso verdadeiro relacionamento com a soberania de Deus.

As aflições de Davi fizeram dele um homem de dores. Davi reconhece que suas aflições foram merecidas por seus pecados. Os amigos dele não ousaram ajudá-lo. Não vamos achar que é estranho os amigos nos abandonarem. Certamente você já vivenciou algo assim. Mas vamos ter certeza que temos mais do que um Amigo no Céu, que nunca nos falhará.

Ao dizer: "Meus tempos estão nas suas mãos", Davi estava simplesmente expressando sua crença de que todas as circunstâncias da vida estão sob o domínio de Deus. Saber que Deus nos ama e cuida de nós permite que permaneçamos firmes em nossa fé, apesar das circunstâncias. Isso nos impede de pecar tolamente, tomando o assunto com nossas próprias mãos ou nos ressentindo do tempo de Deus.

O tempo da nossa vida está nas mãos de Deus, que o prolonga ou encurta, amarga ou adoça, segundo o conselho de Sua vontade, mas não se esqueça que nós temos participação nisto, de acordo com as escolhas que fazemos. Deus nos aponta o melhor caminho, mas nem sempre o seguimos. Outras vezes até escolhemos o melhor caminho, mas pessoas invejosas, pelos motivos mais diversos, fazem de tudo para nos prejudicar. Mesmo diante de quadro tão complexo e perturbador, precisamos ter em mente que o caminho do homem não está nele mesmo, nem nas mãos de seus amigos, nem nas mãos de seus inimigos, mas nas de Deus.

Foi esta grande verdade que Davi descobriu e com fé e confiança, ele pede ao Senhor que o salve por amor à Sua misericórdia e não por algum dos seus méritos. Ele profetiza que aqueles que reprovam e falam mal do povo de Deus serão silenciados. Chegará o dia em que o Senhor executará o julgamento contra eles. Enquanto isso, devemos nos dedicar a fazer o bem, dentro do que nos seja possível, para silenciar a ignorância dos tolos.

Em vez de nos rendermos à impaciência ou desapontamento quando estamos perturbados, devemos voltar nossos pensamentos para a bondade do Senhor que é derramada sobre aqueles que O temem e confiam nEle.

Meu irmão e minha irmã, que nenhum de nós se entregue à incredulidade ou ao pensamento desanimador e derrotado de que foi afastado do olhar do Senhor e entregue à mercê do orgulho dos homens. Se já passamos por estes pensamentos e sentimentos, devemos orar: “Senhor, perdoa nossas queixas e medos. Aumenta nossa fé, paciência, amor e gratidão. Ensina-nos a regozijar-nos sempre, na certeza do Teu cuidado para conosco, pois os nossos tempos estão em Tuas mãos”. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web