A INOCÊNCIA DE QUEM ANDA EM RETIDÃO

image

' Ó SENHOR Deus, declara que estou inocente, pois faço o que é certo e confio inteiramente em ti. Examina-me e põe-me à prova, ó SENHOR; julga os meus desejos e os meus pensamentos, pois o teu amor me guia, e a tua verdade sempre me orienta. Eu não ando na companhia de gente falsa e não vivo com hipócritas. Não me ajunto com os perversos e não ando com os maus. '

( Salmo 26: 1-5 )

Como muitos dos salmos de Davi, esta canção foi escrita em um tempo de grande tribulação. Não se esqueça que um Salmo é uma canção, um louvor. Muitas vezes temos o conceito do Salmo apenas como um texto ou uma poesia. Aqui ele orou para que Deus o julgasse, provavelmente por causa da ação de seus inimigos. A petição implica que o próprio Davi não era capaz de julgar a si mesmo ou pelo menos decidiu não fazê-lo.

Davi não se preocupa com sua reputação aos olhos dos outros. O que o preocupa, é sua reputação diante de Deus. Ele declara “Pois faço o que é certo e confio inteiramente em ti”. Davi tem certeza de que Deus responderia à sua oração e o julgaria, visto que ele tinha fé em Deus, o que foi demonstrado por uma vida de fidelidade.

Davi estava tão confiante em sua vida de fé 'praticada' que pediu a Deus que o sondasse e o testasse. Se Davi não estava confiando em Deus o suficiente ou se não estivesse andando em retidão, ele queria que Deus o mostrasse e o ensinasse. Este pedido para ser sondado e examinado refere-se principalmente às questões internas do homem ou mulher, ou seja, os pensamentos e o coração.

Precisamos de pessoas que foram ensinadas e que mais tarde também trilhem esse caminho, para que desta forma demonstrem aos que não entendem Deus e Sua Palavra da mesma forma, que o caminho da fé e da moralidade é um modo de vida feliz e bem-sucedido.

Devemos nos separar daqueles que não creem da mesma forma que nós? Não. Embora existam alguns lugares que os cristãos devem evitar, Jesus demonstrou que devemos caminhar entre os que não praticam a Palavra de Deus para ajudá-los. Mas há uma diferença entre estar com eles e ser um deles. Tentar ser um deles prejudica nosso testemunho. Pergunte-se sobre as pessoas de cuja companhia você gosta: "Se eu estiver com elas com frequência, ficarei menos obediente a Deus em minha perspectiva ou em minhas ações?" Se a resposta for sim, reveja cuidadosamente como você passa seu tempo com essas pessoas e que efeito isso tem em sua vida.

Meu irmão e minha irmã, se nossas ações são más, é inútil buscar conforto em nossos pensamentos. Se as ações falam mais alto do que nossas palavras, elas podem muito bem falar mais alto do que os pensamentos. Desta forma, a única confiança que temos é no andar de conformidade com a Palavra de Deus. Se assim procedermos, podemos ser considerados inocentes, diante dos homens mas principalmente diante de Deus. Vamos viver assim?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web