QUEM É O REI DA GLÓRIA?

image

' Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. '

( Salmos 24: 1 e 2 )

Visto que " Do SENHOR é a terra ", somos apenas mordomos ou administradores. Devemos nos comprometer a administrar adequadamente este mundo e seus recursos, mas não devemos nos dedicar excessivamente a qualquer coisa criada ou agir como únicos proprietários, porque este mundo passará (1 João 2:17).

Muitos acreditam que este salmo pode ter sido escrito para celebrar a transferência da arca da aliança da casa de Obede-Edom para Jerusalém (2 Samuel 6: 10-12). Mas Spurgeon escreveu corretamente: "O olho do salmista olhava, no entanto, além do transporte típico da arca, para a ascensão sublime do Rei da glória."

Os versículos 3 a 6 nos dizem quem é digno de se juntar a essa celebração de adoração. Mas vamos falar desta parte amanhã.

Quero atentar para a pergunta que é feita no versículo 7: “QUEM É O REI DA GLÓRIA?” O Rei da glória, posteriormente identificado como Jeová dos exércitos ou comandante das forças celestiais, é o Messias eterno, santo e poderoso. Este salmo não é apenas um grito de guerra para a igreja. É também uma visão da futura entrada de Cristo na nova Jerusalém para reinar para sempre (Ap 19: 11-21). E para encontrar a resposta adequada à pergunta acima, precisamos olhar com carinho os versículos 1 e 2. Há duas grandes verdades nestes versos:

1. A DECLARAÇÃO: O mundo inteiro pertence ao Senhor Deus. “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.

a. A terra é do Senhor: Davi foi um rei nobre e bem-sucedido, mas de um reino relativamente pequeno e insignificante. Alguém poderia facilmente pensar que os deuses dos egípcios ou assírios eram mais velhos porque esses reinos eram maiores. Mas Davi sabia corretamente que Jeová, Yahweh, o Deus da aliança de Israel, era o Deus de toda a terra.

b. A terra é do Senhor e sua plenitude: Não bastava Davi dizer que toda a terra era do Senhor; Ele acrescentou que toda a sua plenitude pertencia a “Jeová, Yahweh”. É difícil pensar em uma declaração mais ampla do senhorio de Deus.

Ingenuamente temos o conceito de “possuir” algumas coisas: casa, carro, dinheiro, fama, títulos, poder. Alguns até tem sua família como “posse”. E tais conceitos fazem com que pessoas se sintam maiores e melhores do que outras. Daí surgiu as chamadas “castas”, justamente para colocar limites em cada classe de pessoas, seja por suas posses, por família, por etnia, etc e tal. Quando paramos para pensar que a “Terra e a sua plenitude pertencem a Deus”, Davi está dizendo que tudo, simplesmente tudo o que está neste mundo é de propriedade exclusiva de Deus.

c. O mundo e aqueles que o habitam: O domínio de Deus sobre a terra se estende às pessoas que vivem nele. Por meio dos direitos de criação e preservação contínua, Deus tem direito a todas as pessoas que já viveram.

2. O MOTIVO: Deus como criador. “Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”.

a. Porque Ele construiu a terra sobre os mares: Deus tem direito à terra e a tudo o que nela habita, porque Ele criou a ambos. Especificamente, Davi volta ao registro da criação em Gênesis 1 e se lembra da criação da terra entre as águas da terra no terceiro dia da criação.

b. E Ele a firmou sobre os rios: Até onde sabemos, Davi nunca se aventurou mais do que algumas centenas de milhas além de Israel, e ele não viu nenhum mar exceto o Mediterrâneo (talvez o Mar Vermelho também). Davi nunca viu um globo moderno ou uma projeção da Terra. Mas ele sabia que as águas da terra dominavam o globo, tanto que se poderia dizer que a terra está no meio das águas, em vez de as águas estarem no meio da terra. Para Davi, isso poderia parecer uma maravilha da engenharia: Que Deus pudesse estabelecer a terra sobre a água.

Não poderia deixar de lado outro ponto a ser discutido. Em certo sentido, o "mundo" pertence a Satanás. Satanás é chamado de deus deste século (outra versão diz: desta era) (2 Coríntios 4: 4), e quando ele tentou Jesus com a promessa de dar-lhe os reinos deste mundo, Jesus não questionou a capacidade de Satanás de fazer isso. Mas Satanás só pode fazer algo se Deus permitir, então o senhorio final de Deus é verdadeiro.

Diante de tal percepção, Davi reconhece a grandeza de Deus, Seu poder e Glória. Sem sombra de duvida, “Jeová, Yahweh” é sim o REI DA GLÓRIA, e portanto, merece toda a adoração, não apenas do povo de Israel, mas também de todos os moradores da Terra.

Meu irmão e minha irmã, como temos enxergado a pessoa de nosso Deus? Como temos enxergado a pessoa de Jesus Cristo, o SENHOR? A resposta a estas perguntas vai definir o tipo de adorador que somos. Vamos pensar seriamente nisso e responder QUEM É O REI DA GLÓRIA?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web