O SOFRIMENTO DO DESPREZO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Parte I

image

' Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro? Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar. Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam. Todos os que me veem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça. Eles dizem: “Você confiou em Deus, o SENHOR; então por que ele não o salva? Se ele gosta de você, por que não o ajuda?” No entanto, ó Deus, tu me trouxeste ao mundo quando nasci e, quando eu era uma criancinha, tu me guardaste. Desde o meu nascimento, fui entregue aos teus cuidados; desde que nasci, tu tens sido o meu Deus. Não te afastes de mim, pois o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar. '

( Salmo 22: 1-2 e 6-11 )

A maioria dos estudiosos consideram o Salmo 22 mais profético do que a narrativa de uma experiência traumática vivida por Davi. Este argumento é reforçado por vários versos que nos dão riquezas de detalhes sobre a crucificação de Jesus.

Davi deu uma descrição surpreendentemente precisa do sofrimento que o Messias suportaria centenas de anos depois. É óbvio, no entanto, que Davi estava passando por uma grande provação, mas em meio a seu sofrimento, como na vinda do Messias, ele foi vitorioso. Jesus, o Messias, citou esse versículo quando estava pendurado na cruz carregando o fardo de nossos pecados (Mt 27:46). Não foi uma reclamação, mas um apelo urgente a Deus.

Quando os outros nos desprezam e zombam de nós, eles nos tratam como se fôssemos menos que humanos. Foi o que aconteceu com Davi. Depois de tanta degradação, mesmo alguém como o rei Davi, se sente um verme. Quando sentimos o aguilhão da rejeição, devemos ter em mente a vitória que Deus nos promete.

Não podemos sucumbir na tristeza, por isso é fundamental a lembrança do cuidado amoroso de Deus, que não começa no dia em que nascemos e nem termina no dia em que morremos, mas nos acompanha desde antes de nascermos e nos acompanha na longa jornada da eternidade. A única ajuda certa que recebemos na vida vem de Deus, cujo cuidado se estende além da existência terrena. Como uma pessoa pode rejeitar esse amor?

Davi em meio ao seu desespero, vivendo a dor do desprezo e a da zombaria, num primeiro momento estava se sentindo abandonado até por Deus. Mesmo assim, ele consegue levantar a sua voz ao Trono de Deus e pede socorro. Mas enquanto clamava se lembrou do cuidado de Deus por ele, durante toda a sua vida.

Meu irmão e minha irmã, o que me chama a atenção neste Salmo é a identificação que temos com Davi, por termos passado alguns episódios em nossa vida, da mesma forma que ele, sofrendo sim o escárnio de pessoas próximas de nós. Devido às lutas e dificuldades da vida, tem aqueles que zombam até de nossa fé. Como isso dói. Como isso nos derruba, principalmente quando não encontramos respostas para a demora no socorro de Deus. São momentos terríveis e de muita solidão. Parece que não há ninguém na Terra que nos abrace e chore conosco. Mas há um Deus no Céu que está vendo as nossas lágrimas, e entendendo o tamanho da nossa dor. Jesus enquanto homem sofreu toda esta dor. Ele nos entende. E Deus enquanto Deus tem sofrido esta zombaria, este desprezo todos os dias, por milhões de pessoas, em toda a Terra. Ele nos entende. Então, Ele não apenas “pode nos socorrer”: Ele continuará nos socorrendo, mesmo que a nossa dor seja tão grande que não percebamos Sua presença. Vamos confiar neste Grande Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web