O SENHOR SALVA

image

' Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos. '

( Salmos 20:6-9 )

Vamos concluir este maravilhoso Salmo. Ontem eu disse que este Salmo se divide em duas partes interessantes. A primeira é uma INTERCESSÃO PELO LÍDER. Aproveitei para incentivar você a interceder pelas pessoas mas nunca se esquecer dos líderes da Igreja. Eles(as) precisam muito de nossas orações.

A segunda parte de Salmo trata-se de uma DECLARAÇÃO DE CONFIANÇA.

O versículo 6 declara: “Agora sei que o Senhor salva...” e isto é o resultado de uma experiência pessoal. Não se trata de histórias ouvidas e contadas ou cantadas. Não se trata de poesia e verso. É a mais genuína expressão de alguém que tem toda a certeza do que está falando. Não há nada mais poderoso do que o testemunho de quem passou pela experiência. Ninguém pode tirar a impressão que aquela experiência causou na alma da pessoa.

Existem muitos relatos de oração individual e sua respectiva resposta de Deus. Mas há também relatos de oração coletiva e do mover de Deus em prol daquele grupo que ora em comunhão, e isto acontece porque quando a congregação ora junta em sua adoração ao Senhor, Deus, de várias formas, dá a certeza de ter ouvido e dá a certeza da resposta. Além disso, no mesmo processo de adoração e intercessão, Deus faz crescer a fé de quem ora.

A intercessão segundo a vontade de Deus e a fé manifesta em Seu povo adorador dá a Deus a liberdade de responder com força libertadora ou, literalmente, “com poderosos atos de salvação”. A Bíblia indica que, em seu plano, Deus muitas vezes espera a intercessão de seu povo antes de agir com poder.

O versículo 7 indica um contraste entre confiar na força humana e confiar no poder de Deus. Não somos impedidos de usar nossa força humana, muito pelo contrário, mas aqui trata-se de uma questão do objeto último de nossa confiança. Os vizinhos de Israel tinham cavalos e carruagens que assustavam os israelitas. Porém, vez após vez, Deus lhes deu vitórias contra forças militares e tecnologias muito maiores. Aquele que depende da força humana recebe o que os homens podem realizar. Aquele que depende de Deus recebe o que Deus pode fazer. O versículo 8 fala sobre o resultado desta confiança.

Finalmente, o versículo 9 é uma oração final. Todo o Salmo 20 é resumido nesta oração final. Aqui, o Rei é Deus. Quando clamamos a Deus por ajuda, podemos esperar que Ele nos ouça e nos responda, porque o reconhecemos como nosso Rei e não confiamos na força humana.

Meu irmão e minha irmã, desde que exércitos e armas existem, as nações se gabam de seu poder, mas esse poder não dura. Ao longo da história, impérios e reinos alcançaram grande poder que posteriormente se transformou em pó. No entanto, Davi sabia que o verdadeiro poder de sua nação não estava nas armas, mas na adoração. Não estava em sua habilidade de atirar, mas no poder de Deus. Visto que somente Deus pode preservar uma nação ou um indivíduo, certifiquemo-nos de que nossa confiança está em Deus, que nos dá a vitória eterna. Vamos demonstrar esta confiança em nosso Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web