O SENHOR TE OUÇA

image

' O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições. '

( Salmos 20:1-5 )

Este Salmo se divide em duas partes interessantes. A primeira é uma INTERCESSÃO PELO LÍDER. Naquela ocasião, o líder era o rei. Muitos acreditam que era uma oração para usar antes de se ir para a batalha. Podia muito bem servir a tais ocasiões, já que o povo de Israel estava sempre em perigo por causa dos inimigos ao redor. Da mesma forma, hoje, o cristão sempre enfrenta oposição do diabo e das forças do mal.

Este Salmo nos mostra que podemos orar a Deus em tempos de angústia, e não há problema que possa impedi-lo de ouvir.

Vê-se que o povo e seu líder, o rei, estavam unidos em sua dependência de Deus. Da mesma forma, nós (a igreja) que somos o povo de Deus, devemos interceder por todos, sem nunca nos esquecermos daqueles que são líderes.

Todo crente pode ter certeza de que Deus leva sua oração a sério. A frase “O nome do Deus de Jacó”, contém muito significado. O nome significa o que Deus é. A menção de Jacó traz toda uma história de como Deus mostrou Sua misericórdia para aquele patriarca.

“Envie-te socorro” (v. 2). Naquele tempo, o povo sempre podia esperar ataques dos inimigos, mas era Deus quem os defendia. O salmista tem certeza de que Deus enviará ajuda. Vários detalhes, como este, tiveram um cumprimento exato na pessoa de Jesus. Neste caso, quando ele orou no jardim, Deus enviou um anjo para ajudá-lo.

“De seu santuário e de Sião”, eles não são completamente sinônimos, pois Seu santuário aqui se refere ao Seu santuário no Céu e Sião se refere ao Seu centro de adoração na terra em Jerusalém. Também hoje Deus envia ajuda em ambos os sentidos: diretamente do céu e também através de Sua igreja.

“Conceda-te conforme ao teu coração”. Não eram apenas os sacerdotes e o povo que adoravam a Deus. O rei também adorava a Deus, oferecia sacrifícios e confiava em Deus. A profundidade da adoração e do compromisso dos líderes sempre foi a chave na obra de Deus. Você pode se sentir bem confortável em orar para que o líder seja "segundo o coração de Deus", como dizem sobre Davi.

“Nós nos alegraremos pela tua salvação”. O V. 5 indica que todas as pessoas estão unidas ao rei. Esta confiança e esperança em Deus lhes dá alegria; a salvação é sempre alegre. “Se a alegria fosse mais comum entre o povo do Senhor, Deus seria mais glorificado entre o povo” (Spurgeon).

Meu irmão e minha irmã, tenhamos este Salmo como uma referência para nos encorajarmos em investir tempo na intercessão pela Igreja no seu aspecto geral e em particular pelas lideranças, para que sejam verdadeiramente comprometidas com a Sua Chamada e Missão dadas pelo próprio Deus. Precisamos de uma igreja forte e de uma liderança exemplar. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web