QUEM HABITARÁ NO SANTUÁRIO DO SENHOR? - Parte 2

image

' Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. '

( Salmo 15: 2-5 )

Na meditação de ontem, vemos Davi fazendo uma pergunta crucial para qualquer um que se considere um cristão e que queira ter uma vida séria com Deus: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?”.

Hoje, vamos ver qual a resposta que Davi encontrou: Para entrar na Casa de Deus, precisamos cumprir os requisitos exigidos. De todos estes “requisitos”, a retidão é o principal. Isto é, uma vida limpa da corrupção, do pecado e do engano. A exigência do Senhor é a de que, seu adorador precisa ter um caráter parecido com o Seu, e ter uma vida completamente submissa à Sua vontade, leis e domínio.

A resposta que Davi encontra, trata da inteireza do ser. Tal pessoa precisa que a atitude de seus pés, mãos, coração, língua, ouvidos e olhos, sejam agradáveis a Deus. Esta figura de linguagem, representa um caráter aprovado pelo Senhor.

Os cidadãos dos céus, não são caluniadores, nem bajuladores, não aprovam o estilo de vida dos ímpios, não são opressores dos pobres nem dos inocentes. Seu prazer está no que é justo.

É fato que somente os que estão em Cristo Jesus são capazes de proceder dessa forma. Cabe ressaltar que estar em uma igreja não é o mesmo que "estar em Cristo Jesus". Infelizmente muitos membros de igreja, líderes e até pastores podem "não estar em Cristo Jesus". A capacitação do Espírito Santo através do novo nascimento, produz no pecador os atributos exigidos por Deus, e passamos a ser aceitáveis a Ele. De outra forma, não há a menor possibilidade de produzirmos os frutos do Espírito. Eles só passam a fazer parte de nós, quando somos enxertados em Jesus, a Videira Verdadeira.

Mais uma vez, ficamos perplexos em ver a integridade e integração da Palavra de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. O discurso é o mesmo. O ensino é o mesmo. A expectativa de Deus em relação ao comportamento do homem é o mesmo.

Meu irmão e minha irmã, nós temos o privilégio de encontrar na Palavra de Deus toda a diretriz para sermos aquele tipo de pessoa que agrada a Deus. Qualquer líder religioso tem a missão de facilitar a compreensão da Palavra de Deus, mas ninguém é mais excelente mestre no ensino do que o próprio Espírito Santo. Foi dEle que Jesus disse quem nos ensinaria todas as coisas (João 14:26). É justamente neste ponto que vejo que qualquer pessoa que ame a Deus, pode aprender como agradá-lo através de uma leitura pessoal e interessada da Bíblia que é a Palavra de Deus. Não há necessidade de brigas entre religiões e ou denominações. Não há quem seja melhor ou pior. Há sim quem busca a Deus e quem não busca. Há sim quem vai entrar na Casa de Deus e quem não vai entrar. Depende de cada um de nós. Que sejamos, como Davi, pessoas interessadas nas coisas de Deus e desejosas de estar em Sua presença. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web