QUEM HABITARÁ NO SANTUÁRIO DO SENHOR? - Parte 1

image

' SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? '

( Salmo 15: 1 )

Quem quer ir para o Céu? A resposta da maioria das pessoas seria: "EU!". E com certeza Davi estava pensando neste assunto quando escreveu este Salmo.

Pelo que sabemos de Davi, ele era um apreciador do Tabernáculo. Cada israelita deveria ir se apresentar diante do sacerdote, levando sua oferta por expiação de pecados ou gratidão por alguma benção ou resposta de Deus. Sem falar das festas anuais, onde todos do povo deveriam participar destes “encontros com Deus”. Então, ele estava acostumado com estas solenidades. Mas algo lhe chamou a atenção.

Enquanto que no Salmo 14, Davi nos apresenta a loucura do homem natural e toda sua corrupção, no Salmo 15, nos é apresentado o caráter ideal do cidadão dos Céus.

A imagem criada pelo autor é a de Deus como hospedeiro e nós como viajantes. Para entrar na Casa de Deus, precisamos cumprir os requisitos exigidos.

Davi, em um destes momentos, vê a pessoa do Sacerdote, que tem o direito de entrar no Tabernáculo, no Santuário de Deus, enquanto que o restante do povo ficava do lado de fora. Creio que ele ansiava poder entrar e “ver” o Lugar Santo. Deveria ser algo extraordinário. Então, ele deve ter considerado dois tipos de pessoas: aquelas “santas”, “especiais”, que tinham o direito de entrar no Santuário, e os demais, que eram pessoas comuns e pecadoras. Mas, será se era assim mesmo? Será se este era o critério de Deus? Muitas perguntas rondavam a cabeça daquele jovem adorador, que amava e muito ao Senhor.

Voltando ao texto, acredito que a pergunta de Davi deve ser considerada de dois modos: (1) para o presente, ou seja, "se podemos" e "como devemos" nos apresentar diante de Deus, em Sua Casa aqui na terra, no Templo, pois naqueles tempos de Davi, era o local separado para se ter um encontro com Deus, e, (2) para o futuro, ou seja, se iremos nos apresentar diante de Deus, em Sua Casa Eterna, que é os Céus.

Meu irmão e minha irmã, vamos ler este Salmo com todo carinho e olhar para nós mesmos e responder ao questionamento de Davi. O que há de mais maravilhoso nas Escrituras é o fato de mostrar que Deus está sempre nos dando uma nova oportunidade para nos reconciliarmos com Ele. Mas não devemos perder tempo. A hora de acertarmos nossos caminhos é hoje, é agora. Não sabemos o que nos reserva o futuro. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web