A INFIDELIDADE NOS LÁBIOS DOS ÍMPIOS

image

' Salva-nos, ó SENHOR Deus, pois já não há mais pessoas de confiança, e os que são fiéis a ti desapareceram da terra. Todos dizem mentiras uns aos outros; um engana o outro com bajulações. Ó SENHOR, faze com que esses bajuladores se calem! Fecha a boca dessa gente convencida. Eles dizem: “Com as nossas palavras venceremos; ninguém vai tapar a nossa boca. Quem é que manda em nós?” '

( Salmo 12: 1 a 4 )

Encontramos neste Salmo, três pessoas falando: Davi (o salmista), os ímpios e Deus. Cada fala possui características bem distintas.

Na primeira fala, a de Davi, até podemos lembrar-nos de um discurso muito parecido, que foi proferido pelo profeta Elias, muitos anos depois. Há sim uma indignação por parte daquele que procura ter uma vida justa diante de Deus e dos homens, e de repente, percebe que à sua volta, a maioria não está nem aí com o Reino de Deus e a Vontade de Deus, expressa em Sua Palavra. É para se ficar triste sim. E esta tristeza é extravasada através do desabafo que fazemos àqueles mais próximos. E mesmo assim, nem sempre somos compreendidos. Neste caso, Davi faz seu desabafo através deste Salmo, que era uma canção.

Os ímpios acreditam que com suas palavras maldizentes, soberbas e mentirosas, triunfarão sobre a terra, sem que ninguém os impeça de coisa alguma. Não há temor de Deus em suas vidas, por isso, acham que todos os seus desígnios humanos prevalecerão.

Por outro lado, há o clamor do justo, que diz: “Salva-nos, Senhor”. É o oposto do que faz o ímpio. O justo tem em Deus a sua segurança e espera nEle o socorro para as aflições da vida, que não são poucas.

Assustado pela perversidade e infidelidade dos ímpios aos pactos e alianças que eles fazem sorrateiramente, o salmista chega a declarar que eles estão por toda parte. Mas só parece que eles prevalecem, porque existe um Deus que em Sua Soberania, está sempre conservando fieis sobre a Terra. Não foi o que Deus disse a Elias quando aquele fez a mesma reclamação? Lembra da história? Elias desabafou: “Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem”. (1 Reis 19:14). E Deus lhe respondeu: “Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”. (1 Reis 19:18).

Meu irmão e minha irmã, podemos estar vivendo dias em que parece que a maioria se perdeu, que muitos da Igreja se esfriou e que talvez somente um punhadinho de “cristãos” ainda estão sobrevivendo a este tempo mau. Vamos, como Davi, pedir que Deus nos guarde e que nossos lábios não proferiram palavras ruins, palavras contrárias à Vontade e Santidade de Deus. Que Deus guarde o nosso coração de ficar desanimado a ponto de querermos desistir. Não. Longe de nós tal coisa. Vamos continuar confiando em Deus e fazendo o nosso melhor. Tendo oportunidade, vamos falar de Deus e de Seu amor. Vamos falar de Jesus e de Seu sacrifício por nós, para nos dar um Céu. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web