FUGINDO DA IRA DE DEUS!

image

'Ó Senhor Deus, não me repreendas quando estiveres irado! Não me castigues no teu furor.'

( Salmos 6: 1 )

O rei Davi começa este Salmo de uma forma bem interessante: NÃO ME CASTIGUES NO TEU FUROR! Quando li esta parte do Salmo, algo me chamou a atenção.

Se formos comparar Davi com qualquer um de nós, ele seria um "cristão ativo". Estava indo no Templo com regularidade e participava do Ministério de Louvor. Mui provavelmente seria até o líder do Ministério.

Pelo perfil que conhecemos de Davi, ele estava sempre compartilhando com os demais membros do Ministério e da Igreja, suas experiências com Deus e estimulando todos a exercerem fé, em todos os momentos da vida. Muitas vezes não é assim que nos comportamos? Estamos bem e queremos ver nossos irmãos bem também.

Mas hoje Davi faz aquilo que mui provavelmente todos nós já fizemos: Algo de ruim está acontecendo em nossa vida e não temos uma explicação, por isso achamos que pode ser por algum pecado e mesmo confessando aquela "multidão de pecados", não sentimos nem alívio e nem resposta alguma de Deus. O que pensamos? DEUS ESTÁ IRADO!.

Quando chegamos a esta conclusão, ficamos extremamente desesperados, porque confiamos que, pela Palavra, "se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar e nos purificar..." (I João 1:9). É por isso que "confessamos", para que Deus nos perdoe e nos livre daquele momento terrível que estamos vivendo. Não é assim? Mas... "se Deus não nos perdoa", o que será de nós? Aí entramos em desespero.

Por alguma razão, Davi vive um momento assim, por isso ele pede que Deus não o repreenda quando estiver irado e nem o castigue quando estiver furioso. A Palavra de Deus é bem clara ao dizer: "Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:12), e "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." (Hebreus 12:6). A repreensão de Deus, a correção de Deus, aplicada pelo Seu amor é para nosso bem, mas, e se por algum motivo, Deus se enfureceu porque... passamos do limite? Você já passou por estes pensamentos? Davi sim e eu também.

Mas o que tem de importante neste primeiro versículo é que Davi, mesmo consciente de seus pecados e de que deveria ser repreendido, ora a Deus e pede que ao ser repreendido e corrigido, o seja com aquele amor que só Deus sabe dar. E se Davi teve esta confiança em Deus, nós devemos ter também.

Sabe o que é triste? Muitas pessoas passam por esta crise e sucumbem nela. Não conseguem sentir o perdão e o socorro de Deus. Só conseguem sentir a ira e o furor de Deus, mesmo que não seja isso o que esteja acontecendo. Mas é como a pessoa se sente. Ela abandona Deus, abandona a Igreja que nem sempre o compreende e por isso, o deixa abandonado também. Esta é uma triste realidade.

Meu irmão e minha irmã, igualmente a Davi, se estivermos vivendo um tempo complicado, difícil, terrível até, e se acharmos que Deus pode estar irado conosco, vamos orar e confiar em Sua misericórdia, que se renova a cada manhã. Mas se estivermos bem, vamos atentar para as pessoas que estão ao nosso redor. Quem sabe, nós em meio a tantas correrias, nem percebemos que nosso irmão ou irmã está ausente e sucumbindo em sua tristeza. Vamos olhar para estes e ajudá-los. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web