DEUS É O MEU DEFENSOR!

image

' Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades? '

( Salmo 4: 1,2 )

No Salmo 4, o rei Davi procura nos ensinar algumas lições deverasmente importantes. O seu objetivo é mostrar que Deus ouve seu povo. O Senhor Deus dá um destaque para o piedoso. Aqui neste Salmo a palavra no hebraico é chaciyd que significa: fiel, bondoso, santo, devoto. Vamos entender isso: Apesar de Deus amar a todas as pessoas (e por isso deseja que todos sejam salvos), Ele tem um compromisso com quem lhe é fiel. Deus tem uma aliança com aquele que espontaneamente também assume um compromisso com Ele e com Sua Palavra.

Desde garoto, Davi entendeu a Palavra e as promessas de Deus e procurou ser fiel a Ele. Buscou ter uma vida de relacionamento e compromisso com Deus. Por isso, quando ele está sendo perseguido ou passando por alguma aflição, Davi se sente muito à vontade para procurar Deus em oração e declara sem titubear que o Senhor Deus é o seu Defensor.

Preste atenção nas palavras: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!"

Se Davi crê que Deus é o defensor de seus direitos é porque ele tinha uma vida correta. E viver corretamente diante de Deus e diante dos homens lhe dá a garantia de que, quando alguém quer lhe prejudicar, Davi recorre a quem verdadeiramente pode defendê-lo, porque ele está agindo corretamente. O que diz o ditado? "Quem não deve não teme!". Davi se sentia assim e pede a Deus, seu Defensor que intervenha naquela situação que ele está vivendo.

Na sequência, Davi volta sua fala aos seus opositores: "Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades?"

Apesar de seus opositores serem aparentemente homens poderosos, a vida deles era uma falsidade. Poderiam até aparentar serem poderosos diante dos homens, por conta de seus bens e conquistas. Mas tudo era falsidade e vaidade. Aquilo não valia nada diante de um Deus que busca virtude no homem (fiel, bondoso, santo, devoto). Mais uma vez Davi se sente em vantagem quando conhece a Deus e sabe o que Ele valoriza.

Meu irmão e minha irmã, muitas vezes somos levados a olhar apenas para o lado de Deus na aliança firmada conosco: "Ele prometeu e vai cumprir!", é o que pensamos e é o que ouvimos quando estamos vivendo dias de grandes dificuldades. Mas não podemos perder de vista o nosso lado nesta aliança, que é honrar a Palavra de Deus, meditando e obedecendo-a, de todo o nosso coração. Se assim fizermos, teremos uma vida correta diante de Deus e diante dos homens. E quando pessoas que não gostam de nós se levantar e tentar puxar o nosso tapete (como se diz por aí), teremos toda a confiança em clamar a Ele e declarar em alto e bom som que DEUS É O MEU DEFENSOR. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web